28 abril 2009

Mentiras

| |

Algumas pessoas mentem... Mentem pra melhorar ou contornar uma situação ou mesmo pra tornar suas vidas mais emocionantes. Só que muitas dessas pessoas esquecem que não vivem sozinhas no mundo e as mentiras que julgam ser saudáveis acabam interferindo no universo de outras pessoas.

A mentira uma vez convincente torna-se perigosa, porque ela dá sensação de poder àquele que mente, o qual certamente tentará ser convincente mais uma vez. E isso corre um sério risco de virar uma bola de neve gigantesca.
Existem pessoas que ficam tão viciadas em mentir sobre tudo, que chegam a um ponto de confundirem seu endereço, sua idade e até seu sobrenome. (Não estou brincando). Isso é sério e mto GRAVE! E é exatamente nessa hora que percebemos que a mentira torna-se doença.
Dizem que mentira tem perna curta. Eu não concordo muito, pois há casos e casos. Algumas mentiras têm pernas tão longas que até serem descobertas, podem fazer um estrago na vida de uma pessoa.

Eu sempre soube me dar muito bem com as diferenças. Não sou influenciada por minhas companhias. Sempre foi assim desde minha adolescência até hoje. Só faço o que acho que é saudável pra mim. Eu não ando mais com crianças, então não faz meu tipo também puxar orelha de marmanjos. Cada um sabe o que quer, cada um sabe o que é certo e o que é errado, cada um sabe fazer suas escolhas e medir as conseqüências. Cada um sabe optar por ser um mentiroso ou não.
Nem todo mundo tem facilidade pra apontar (identificar) um mentiroso, eu particularmente os identifico pelo olhar. Mas confesso, alguns são tão profissionais nisso que suas caras nem tremem quando contam uma mentira mirabolante. Já conheci muita gente assim. Mas isso nunca foi problema pra mim...Desde que eu não esteja envolvida em “coisas” as quais eu desconheça.
O que nem sempre temos controle. Imagina, sua "amiga" dizer que viu seu namorado numa festinha com uma gatinha (quando na verdade você sabe que ele estava com você). Ou pior, falar pra todo mundo que você está apaixonada por um amigo e que você está disposta a terminar o namoro pra ficar com ele (quando na VERDADE você está apaixonada mesmo é pelo seu namorado e o relacionamento de vocês está´simplesmente ma-ra-vi-lho-so). Nossa, é de dar nos nervos né! Só que você tem maturidade (tem?) o suficiente pra se acalmar e dar um xauzinho pra raiva [afinal raiva dá e passa né].
Conselho: Não lutem contra cobras venenosas, elas acabam morrendo com seu próprio veneno!

Através de mentirinhas inocentes como essas é que surgem distorções. Isso é horrível! Imagine só...

Versão 1: “ Joana foi à casa de Pedro, perguntou por Mariana sua irmã, em seguida pediu um copo com água, foi à cozinha e tropeçou na mesa, caindo em cima de Pedro”.
Versão 2: “ Joana foi pra casa do Pedro, viu que a Mariana irmã dele não estava, e não perdeu tempo, aproveitou pra dar em cima de Pedro e trepou com ele na mesa da cozinha.”
OHHHHHH simmmm, infelizmente isso existe.
Confesso, mesmo eu me dando muito bem com as diferenças e defendendo a frase “Se todos fossem iguais o mundo seria uma bosta” , eu fico preocupada com o rumo que as coisas podem tomar pelo paladar venenoso de pessoas mentirosas.
Interessante é que ainda tem o dia da mentira. Pode ter feito mais sucesso por causa de umas brincadeirinhas (ou não). Mas a verdade é que a mentira tem dia sim. Já a verdade...
Não sei se isso incentiva os mentirosos a mentirem cada vez mais, tipo todo-dia toda-hora , ou se pode ser uma vertente pro pessoal se conscientizar e pensar em mentir somente nesse dia. Mesmo assim ele existe e está aí todos os anos onde eu, ingênua que sou, caio nas peças que me pregam, rs. Algumas até bem graves vale ressaltar. Ah, mais um dia eu aprendo!!!
[Pesquisando sobre mentirinhas, achei uma matéria bem interessante e como boa pessoa que sou, vou compartilhá-la com vocês, rs. Cliquem aqui para saber mais um pouquinho sobre a mentira]
Dicas úteis para conviver amigavelmente com um mentiroso:
  • Não troque confidências com um mentiroso.
  • Finja que acredita em suas mentiras, mas nunca participe delas.
  • Jamais minta, nem tente competir com ele. Mostre que com verdades a sua vida é muito mais emocionante do que a vida ilusória dele.
  • Esteja sempre atento a tudo que se diz respeito a ele. Lembre-se: O mentiroso esquece que além dele existem outras pessoas que podem sair prejudicadas com suas mentiras.

5 comentários:

top
Anônimo disse...

UAU KINHA EU TBM CONHECI GENTE ASSIM
ALGUMAS PESSOAS ACHAM QUE PRA SER AMIGAS DA GENTE DEVEM MENTIR, CRIAR COISAS APARENTEMENTE LEGAIS PRA NOS ATRAIR
E MAL PERCEBEM QUE ISSO SÓ NOS AFASTA MAIS E MAIS
ADOREI O POST PESSOA QUERIDA

VIVA A VERDADE!

Anônimo disse...

gente q mente eh gente sem noçao
idiotas

;]

Zilda Torres disse...

Quem mente por prazer tem distúrbio de personalidade na minha opinião.
A pessoa que mente muito e em quase tudo tem dificuldade de aceitar a verdade como escolha. Ela então deixa de aceitar sua realidade e passa a ser outra pessoa.
Pra esses casos já existem tratamentos...mas claro que a grande maioria não admite que têm essa doença. Pois no fundo eles sabem que É FEIO MENTIR!

Adorei o post Darkinha. Boa sacada!
Um abraço e parabéns pela desenvoltura do texto!

Edna disse...

Miga adorei o post.Veja só, convivi com uma pessoa que mentia tanto que ela mesma admitia que transformava em verdade,ela, as vezes, nao sabia diferenciar MENTIRA DE VERDADE.
Li a frase de um autor que dizia:"O que faz mal não é a mentira que passa pela mente, mas a que nela mergulha e se firma." (Francis Bacon).
O outro dizia o seguinte:"Uma verdade dita com má intenção bate todas as mentiras que se possa inventar." (William Blake).

Anônimo disse...

por acasu fazendu pesquisa na net sobre mentira, achei seu blog i axei mo barato
tipo eu ja menti mtas vezes pra eu n sair prejudicada na hstoria
é feio mentir sim, + se for por uma boa causa n vejo problema sabe

abraço

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitinhas

contador

Pesquise aqui

Assine

Receba as atualizações em seu email. Basta digitar seu endereço e...:

Saiba antes de todos!

Conteúdo

Blogs Legais

Seguidores