22 dezembro 2011

FAMUSI 2011

| |


No ano passado participei do 1º Festival Amazonas de Música (FAMUSI). 
Como já postei aqui, foi uma experiência unica, pois quis muito experimentar a sensação de cantar no palco do Teatro Amazonas.

Bem , movi montanhas pra fazer minha inscrição para o festival este ano. Fui incentivada por pessoas que compreendem que participar, aparecer, experimentar, vivenciar, mostrar seu trabalho... é muito importante pro artista. Pois bem, tive que ser dura na queda pois o complô pra que tudo desse errado me rondava a cada instante. Sobretudo, desistência não é muito a minha praia, então fui.

Neste ano o regulamento pedia que o demo fosse de somente voz e violão ou voz e piano. Infelizmente eu não tinha tempo para gravar a canção que eu gostaria, então tive que inscrever a música que tinha já gravada. No último dia e sendo a penúltima da fila, fiz minha inscrição. Depois disso era torcer pra ser selecionada dentre as 30 músicas a concorrer no festival. Passado uma semana saiu a lista e olha lá minha música junto às outras 29.

Fiquei super contente. Uma pena que depois do primeiro ensaio uma pessoa que sinceramente, não merece nem ser mencionada, pirou o cabeção e resolveu fazer do meu momento de alegria um verdadeiro alvoroço. Enlouqueceu, pinotou, esperneou e no dia seguinte estava falando para os quatro cantos do mundo que minha música era dele também. Como assim? Uma música que meus amigos estavam cansados de ouvir a anos, nas rodinhas de violão, ser de um cara que acabei de conhecer? Pirei com isso! Quase desisto de participar. Depois entendi que seria injusta comigo mesma se renunciasse a algo que tanto queria, por conta de alguém desprovido de bom senso e informação. Fizemos o arranjo juntos e reconheço bem os méritos a quem lhe são adqueridos, mas arranjo é uma coisa e composição é outra, ahhhh...

Tive que mudar todo o arranjo. Os musicistas da banda base foram ótimos comigo. Deram uma nova roupagem à minha música e no dia 23 de setembro lá se foi a Nara subir ao palco defender sua canção. Confesso que estava mais segura que no ano passado, mas por não ter muita intimidade com a nova versão, fiquei meio sem saber o que fazer. Acabei ficando muito presa embora a voz bastante solta. Mas no geral, gostei, embora não tenha me dado por satisfeita pelo simples fato de estar menos nervosa que no ano passado e ter ficado tão “travada” . Não tenho muita desenvoltura (acho). Deve ser devido à falta de experiência. Ou uma hora se lapida ou tudo se estagna de vez, haha! Falando em “se estagna”, minha música se chama “Vou me estagnar”.

Bom, não ganhei premiação, o que para mim não foi surpresa alguma. Muita gente boa e como já disse, a música inscrita não era muito a cara de festival (se é que existe isso). Porém ganhei o mais importante, o calor dos aplausos que naquele mínimo instante de adrenalina soam tão cadenciados e evidentes...Através desse mesmo calor percebe-se a sinceridade de cada um deles. É esse o termômetro que todo artista precisa pra continuar acreditando ou não no que faz.

Ficam aqui meus sinceros pêsames a todas aquelas pessoas que na sua intimidade mais profunda, seja no ócio ou em plena ocupação, deixam-se manifestar através da arte sua criatividade, nascendo assim obras que são suas, somente suas, e que por confiarem em outros, ou por circunstâncias que não lhe são muito favoráveis, acabam perdendo uma parte de si (suas obras) para pessoas incapazes de usar a imaginação de forma inventiva, tendo assim a triste atitude de se apropriar do que não lhe pertencem. Pessoas essas que inclusive sabem que isso além de crime é desonesto e imoral.


*Selecionados para participar
*Programação do Evento
*Mais sobre o Festival

0 comentários:

top

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Visitinhas

contador

Pesquise aqui

Assine

Receba as atualizações em seu email. Basta digitar seu endereço e...:

Saiba antes de todos!

Conteúdo

Blogs Legais

Seguidores